O Que é a Spirulina e Para Quê Ela Serve?

A Spirulina é uma família de micro-organismos de bactérias verde-azuladas, pertencentes ao filo cianobactéria. Essas bactérias fazem fotossíntese e aqui no Brasil são facilmente encontradas no Pantanal. Há vários tipos de spirulina, sendo as do gênero Spirulina Platensis e Spirulina Maxima as mais adequadas para suplementação, pois é perfil nutricional é muito bom.

A spirulina é uma alga que atualmente é vendida como suplemento para a saúde e qualidade de vida. Ela é uma fonte excelente de proteínas de cadeia longa e curta, vitaminas de diferentes complexos, minerais essenciais e outros compostos benéficos.

É especialmente útil para adeptos da dieta vegetariana e vegana e também para atletas de diferentes modalidades de exercício. Além disso, a spirulina pode ser mais um aliado em dietas de emagrecimento, contém antioxidantes beta-caroteno e ainda ácidos graxos poliinsaturados.

Benefícios para a Saúde

  • controle do colesterol 
  • tratamento da esteatose hepática 
  • auxiliar no controle da pressão arterial 
  • melhora da performance muscular e da composição corporal 
  • controle do açúcar no sangue
  • protege os glóbulos vermelhos 
  • ação antioxidante 
  • rica em aminoácidos, vitaminas e Ferro 
  • aumenta a recuperação do tecido muscular

A Spirulina Emagrece?

Sim, a spirulina pode ser auxiliar na melhora da composição corporal. Isso porque ela aumenta a atividade da lipase lipoproteica (LPL), uma enzima que atua na modulação do tecido gorduroso. Ela também é rica em proteínas que aumentam a saciedade e sua suplementação ajuda a controlar o açúcar no sangue.

Como Devo Consumir a Spirulina?

A Spirulina pode ser tomada em dose única ou em duas ou três doses ao longo do dia, dependendo do seu objetivo. Ela comercializada tanto em pó para ser misturado na água ou em vitaminas, como também em cápsulas de gelatina. O uso recomendado é de 1 a 8 g por dia, dependendo do peso corporal do paciente e dos objetivos.

Em Quanto Tempo os Resultados Aparecem?

A Spirulina tem efeito progressivo e como qualquer fitoterápico pode levar mais tempo para aparecerem os efeitos. Para o controle do colesterol, da pressão, da gordura no fígado e da glicemia, os primeiros resultados aparecem em média após 3 meses de suplementação.

Quem Não Deve Usar Spirulina?

Não há estudos relatando contra-indicações, porém é recomendado que você consulte seu médico antes do início da suplementação com spirulina, especialmente se você estiver grávida, amamentando ou tem alergias.

Quais os Riscos Para a Saúde? 

A Spirulina não causa riscos para saúde se tomada conforme as doses recomendadas, em torno de 10 gramas por dia no máximo. Eventualmente, ela pode causar enjoo, diarreia e vômitos. A intolerância à Spirulina é muito rara, mas pode acontecer.

Onde Comprar Este Produto?

Casa de produtos naturais, suplementos e fitoterápicos geralmente tem spirulina tanto em pó a quanto em cápsulas. Você também pode mandar manipular o produto em uma farmácia de manipulação junto com outros componentes. O valor da spirulina pode variar de 25 à 70 reais, de acordo com o laboratório e a posologia.

Resumindo…

Se você tem interesse em um alimento rico em bioativos benéficos para a saúde, o emagrecimento, imunidade, longevidade e ainda aumento da massa muscular, a spirulina é para você.

Dê preferência às cápsulas gelatinosas, pois o pó puro tem um gosto não muito agradável. Ela pode ser usada por pessoas de praticamente todas as idades e para objetivos diversos, seguindo a recomendação do seu nutricionista ou médico.

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